Apresentação

Apresentação

A Geografia é a ciência que tem como um das suas premissas estudar o conjunto dos fenômenos naturais e a atuação do homem, os quais considerados como elementos da superfície da terra, enfim, a Geografia estuda a superfície da terra e as relações estabelecidas com a sociedade. Etimologicamente o termo deriva-se do grego geo = terra + graphein = escrever. Em outras palavras a Geografia descreve, analisa e possibilita intervir nas paisagens que resultaram da relação homem/natureza. Desde os remotos tempos o homem se preocupava em conhecer o espaço de vivência. 

No atual contexto de globalização e mudanças diversas em toda sociedade torna-se fundamental repensar a educação que queremos para o novo século XXI. Neste sentido, sinto-me motivado em refletir sobre o ensino dos conteúdos relacionados à minha formação, sem no entanto, perceber a intrínseca relação existente com as demais ciências. Nesta perspectiva o presente espaço virtual pretende ser um terreno fértil para divulgação das práticas desenvolvidas em Geografia, servindo ainda como lócus onde estudantes e professores encontrarão desde acompanhamento pedagógico a projetos que possam desenvolver em suas salas de aula pelo Brasil. 

Portal 
G e o V e r t e n t e

Breve biografia do autor

Doutorado em andamento pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência docente e técnica nas áreas; Educação básica, ensino técnico, pós graduação. Atua nas seguintes áreas; Ensino de Geografia, Metodologias de Ensino, Gestão e Educação Ambiental, Geotecnologias, Cartografia escolar, etc. Atualmente professor efetivo da Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais e servidor na Universidade Federal de Uberlândia atuando no laboratório de pesquisa,  ensino e extensão, onde coordena o projeto PIES - Projeto de inclusão ao ensino superior, pré vestibular alternativo voltado para possibilitar oportunidade de ingresso à universidade de estudantes com necessidades educacionais especias, baixa renda e egresso de escola pública com vulnerabilidade social.